Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Manuais
Início do conteúdo da página

Manuais

Imagem da capa do Manual de diretrizes de comunicação da identidade digital Manual de Diretrizes de Comunicação da Identidade Digital de Governo
Material foi desenvolvido com objetivo de apresentar as funções, vantagens e características do Portal Padrão, parte integrante do Projeto de Identidade Digital do Governo Federal.

versão 2.0 / outubro de 2013
Imagem da capa do Guia de Estilo do Portal Padrão para Identidade Digital de Governo Guia de Estilo do Portal Padrão para Identidade Digital de Governo
Guia visual lista as funções, características e relações estruturais entre os diversos elementos do projeto gráfico, possibilitando a compreensão do conjunto e ao mesmo tempo oferecendo as informações necessárias para sua correta replicação.

  

Manual de edição técnica do portal padrão em joomla

Versão beta do manual, em pdf, descrevendo os passos de configuração do tema.

Outros manuais

Administração de Sites e Portais
Objetivo do Guia de Administração é oferecer subsídios para a concepção, desenvolvimento, manutenção e administração de sítios de governo eletrônico na esfera federal.

Cartilha de Codificação
Manual detalha as recomendações de boas práticas em codificação, que orientem as equipes no desenvolvimento de sítios, portais e serviços de governo eletrônico com o propósito de torná-los identificáveis, portáveis, relevantes, acessíveis e efetivos.

Cartilha de Usabilidade
Cartilha propõe ser um guia na aplicação da usabilidade em sítios da administração pública de forma clara e descomplicada. São apresentadas recomendações descritas de forma prática e aplicável, assim como orientações sobre como realizar testes.

Acessibilidade
Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) consiste em um conjunto de recomendações para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

Redes Sociais
Este documento tem como objetivo estipular melhores práticas e guiar os agentes da comunidade Sicom no uso de redes sociais, incluindo a geração de conteúdo, interação com o usuário e atuação em casos de crise.
Cartilha de Redação Web
Desenvolvida por Bruno Rodrigues e com direitos cedidos ao Departamento de Governo Eletrônico, a cartilha pretende ser um guia e um norte na tarefa de elaborar informação clara, estruturada e eficaz para o meio digital
Fim do conteúdo da página
>